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Conheça as 8 principais técnicas de vendas

  • Autor Munrá Semijoias
  • 04 Jun 24
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Vender mais é um dos principais objetivos de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento. Afinal, é a partir das vendas que a empresa gera receita e lucro, o que possibilita o crescimento e a expansão do empreendimento. Além disso, quando uma empresa vende mais, ela se torna mais competitiva no mercado, o que pode resultar em uma maior participação de mercado e maior fidelização de clientes. 

 

Iremos demonstrar algumas técnicas de vendas para que você consiga trabalhar e utilizá-las para atingir seus resultados e vender cada vez mais. Tudo de um jeito bem prático. Saber vender é uma obrigação. Por isso, para que a sua empresa consiga vender cada vez mais todos os dias, vamos abordar os seguintes pontos: 

 

O que são técnicas de vendas

Técnicas de vendas são alguns procedimentos bastante efetivos na hora de fazer uma venda, ajudando em algumas das etapas desse processo, seja na captação e negociação, contorno de objeções, fechamento, e pós-vendas. Em outras palavras, são as boas práticas para vendedores serem mais assertivos em seu processo de vendas, ou seja, conseguirem realizar mais vendas.

 

Conheça agora as oito dicas de técnicas de vendas mais eficazes: 

 

1. Conheça bem seus clientes, de maneira profunda

Essa dica é fundamental para conseguir realizar uma venda, principalmente porque você entenderá não só as  dores ou necessidades do seu cliente, como também suas preferências, hábitos e costumes. Dessa maneira, conseguirá trabalhar argumentos que provem que seu produto ou serviço é realmente o que resolverá os problemas ou necessidades dos consumidores. Um assunto que pode te ajudar muito nisso é o buyer persona, que é a representação ideal de seu cliente. Trata-se de uma pessoa fictícia que, a partir do seu público-alvo, foi sendo desenhada de acordo com as suas características mais pessoais e particulares. 

 

2. Ajude os clientes a entender o que eles realmente precisam

Muitas vezes, o cliente não sabe ao certo o que precisa para resolver seus problemas ou necessidades. E entender o que eles realmente precisam vai ajudar na hora de fechar a venda.  Isso faz com que os consumidores acreditem que você realmente entendeu os problemas e necessidades deles e o que a sua empresa está oferecendo para resolver essa questão. Com essa prática, os clientes lembrarão de você por ter conseguido ajudá-los e voltarão a fazer negócios com a sua empresa. Por isso, estabeleça uma relação de confiança com seus clientes.

 

3. Foque nos benefícios do seu produto ou serviço

Depois de entender seu cliente e o que ele precisa, foque em mostrar os benefícios que seu produto ou serviço possui. É fundamental destacar os benefícios e vantagens que o produto oferece, mostrando como ele pode agregar valor e melhorar a vida do cliente. Essa abordagem ajuda a criar uma conexão emocional com o consumidor e a aumentar a percepção de valor do produto, tornando-o mais atraente e desejado. Além disso, ao destacar os benefícios e vantagens, é possível diferenciar o produto da concorrência, tornando-o único e exclusivo aos olhos do cliente.

 

4. Resolva as objeções dos clientes

Quando o cliente rejeitar sua oferta, seja qual for o motivo, não tente continuar usando a mesma estratégia ou abordagem de venda. Entenda o motivo pelo qual os clientes rejeitaram o produto ou serviço e contorne a situação. Mude sua estratégia para conseguir resolver a objeção do cliente, como por exemplo oferecendo um produto ou serviço complementar. Enfim, entenda de verdade qual é a real objeção do cliente e veja como contorná-la. Porém, não seja insistente, mas sim coerente. Mostre de maneira clara para os clientes que você está tentando entender todas as considerações deles para conseguir ajudá-los da melhor maneira possível. 

 

5. Seja flexível e use a criatividade

Bons vendedores se adaptam às mais diversas situações. Se você conseguir mudar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com que está lidando, a negociação ficará mais fácil e, provavelmente, conseguirá efetuar uma venda. Por isso, procure adaptar-se sempre a cada tipo de situação. É preciso ter jogo de cintura para lidar com pessoas. 

 

6. Faça um planejamento de vendas

Planejamento de vendas é fundamental para o sucesso. Entenda o cenário das negociações, conheça seus clientes e suas necessidades. Crie metas, pois isso servirá como um incentivo para você e sua equipe alcançarem objetivos de vendas. Além disso, estude a concorrência e veja como o mercado está se comportando. Desse modo, você conseguirá trabalhar estratégias assertivas para conseguir vender mais.

 

7. A persuasão é a arte de convencer

Persuadir é fazer com que a outra pessoa absorva o que você está falando, aceite e acredite nisso. Da mesma forma, persuadir significa melhorar a comunicação com o interlocutor. É possível fazer com que o ouvinte mude de opinião ou faça uma escolha mais apropriada.

Além disso, conheça os gatilhos mentais. Os gatilhos mentais são extremamente importantes para conseguir realizar mais vendas e são técnicas muito eficazes. Basicamente, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Existem diversos gatilhos extremamente poderosos que, com certeza, ajudarão muito na sua persuasão. 

 

8. Acredite no que está vendendo

Conhecer o que está vendendo e acreditar que o produto ou serviço realmente é bom, é fundamental. A partir do momento em que você conhecer de maneira profunda o produto ou serviço que você está vendendo e acreditar nos seus benefícios, com certeza, conseguirá realizar muito mais vendas. Principalmente, porque terá argumentos sinceros e coerentes que farão os clientes realmente acreditarem nas suas palavras. Quanto mais você acreditar no que está vendendo, mais sucesso terá. 

 

Fonte: SEBRAE

 

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